Cobertura fotográfica de Formaturas

/, Notícias, Portfólio/Cobertura fotográfica de Formaturas

Cobertura fotográfica de Formaturas

Chegou a hora da formatura e procuras um bom fotógrafo para fazer o registro. Esse momento é importante onde cada formando aparece em destaque. É rápido e precisa de um profissional experiente e alerta que faça um registro memorável.

Os registros fotográficos que faço se destacam porque as imagens são carregadas de emoções. Isso é possível porque junto com o equipamento fotográfico há uma grande porção de sabedoria e sensibilidade sobre o que representa realmente uma formatura.

 

DSC_0141

As formaturas não são apenas rituais de celebração.

Pensar que uma formatura é o fim de uma etapa pode não ser a melhor linha de pensamento, pois na verdade é ela marca apenas uma transição, o desafio em si apenas muda de configuração. Comemora-se talvez o fim de uma graduação, mas isso é muito pouco. O mercado de trabalho é tão (ou mais) difícil que um vestibular.

Um viés importante é a apresentação para o mercado de trabalho. A partir de agora o formando e sua família entregam para a sociedade um profissional apto a desempenhar sua função. Então antes de ser o fim de alguma jornada, uma formatura deve ser encarada como o começo de uma jornada. E a formatura é a carta de apresentação. É importante que a imagem transmita confiança.

As fotos de formatura, então, não devem ser estocadas em um álbum e o álbum em uma estante ou armário. Essas fotos têm duas funções e a função de guardar uma recordação só começa a valer depois que ela cumpre a sua primeira função, que é divulgar o novo profissional. As fotos com parentes e amigos devem chegar aos parentes e amigos, ser postadas nas redes sociais. É, sobretudo, a primeira ação de marketing de um profissional.

Caso a formatura não seja de faculdade a função da fotografia muda um pouco, mas sua raiz continua igual, vamos ver? No caso de uma formatura de algum curso ou de segundo grau, o que se retrata não é a partida para o mercado de trabalho, mas sim a partida para uma nova etapa da vida. De todas as formas, não se retrata uma chegada, mas sim uma partida.

Seja qual for à formatura, o olho apurado de um fotógrafo profissional não está ali para registrar algumas poses, mas sim para manter vivo um sentimento de orgulho e amor próprio. Nestes casos a fotografia não é um mero arquivo de uma imagem, porque ela tem a função de transmitir uma emoção. Portanto, encaro a fotografia de formatura como um elemento vivo. Cada vez que vemos uma foto de formatura, essa foto deve transmitir uma mensagem de superação de obstáculos. Uma foto de formatura tem a força de auto-ajuda em momentos de dificuldades.

Sob essa ótica espero ter mostrado a minha filosofia. Mas não confie neste texto, veja por conta própria nas fotos que estão aqui neste site.

 

Comentários

comments

2014-05-18T08:20:00-03:00